terça-feira, 17 de março de 2009

Futuro é Coisa do Passado

Tempo. O que é tempo? Para a história é uma linha que serve como situador de fatos decorrentes e criações humanas. Para a física é uma variável que calcula a duração da existência de um fenômeno. Para a geografia é a junção homogênea de temperatura, pressão, umidade relativa do ar e índice pluviométrico. Para a língua portuguesa é um substantivo masculino concreto que tem inúmeras definições, dentre as quais, todas as citadas acima.

Tempo. O que é tempo? Para mim, tempo é linear como na história. É variável como na física. É homogêneo como na geografia. É concreto como no português.

Porém, se me perguntassem qual a característica mais marcante do Tempo, eu ficaria com a física. Sim, variável. O físico mais famoso da história já disse isso em seu tempo. “Um segundo segurando uma panela que acabou de sair do fogo parece uma hora, enquanto uma hora com uma linda mulher parece um segundo. Isso é relatividade”. Não foi por isso que Einstein ganhou o premio Nobel, mas bem que poderia. Isso mostra como o tempo é variável, sim.

Ultimamente tenho acreditado que o Tempo deixou de ser tão relativo. Percebo que cada vez menos os segundos parecem horas e cada vez mais as horas parecem segundos. Mal chego ao trabalho e já é hora do almoço. Mal começa a semana e já é sexta-feira. Mal deito, já é hora de levantar. Dormir oito horas por dia, como sugerem os médicos, é tão utópico quanto caminhar sobre a água ou comprar um Ferrari. O cochilo depois do almoço, então, nem se fala.

Caminhando pela rua, um dia desses, passei em frente a uma banca de jornal e vi uma capa de revista que me chamou a atenção. Era uma revista científica que mostrava uma leoa bebendo água em um rio. A manchete: “Água, o ouro do século”. Discordo. Acho que a água será o ouro do próximo século. Desse, porém, é o Tempo.

Aquela máxima tão ouvida “O futuro a nós pertence” não me faz mais sentido. Acho que “Viva o presente” apesar de não ser tão profunda nem bonita, é muito mais plausível. Não temos conseguido fazer nem um dos dois. O Tempo é tão implacável que se o perdemos planejando o futuro, deixamos de viver o presente. O hoje é o mais valioso bem. Pra mim, rico é aquele que sabe aproveitar seu tempo. Conversando com meus pais sobre isso, eles concordam comigo. Disseram que antigamente “daqui a dois anos acontecerá tal coisa” era uma espera sem tamanho, que até esqueciam ou morriam de ansiedade. Oito ou oitenta. Hoje em dia, dois anos passam que nem se percebe. E eu nem vivi tantos dois anos assim. Talvez porque vivemos esperando alguma coisa que está para acontecer. Não é tempo de esperar o futuro. Pois quando ele virar presente, quantos outros presentes deixamos de viver?

Por isso eu digo: Futuro É Coisa do Passado.

3 comentários:

  1. Pois é meu caro, cada dia que passa o tempo esta mais em pauta para mim também.

    Como eu disse na primeira vez que escrevi sobre isso no UP... o mais assustador do tempo é que é a unica força natural que o homem não controla.

    abraços meu caro!

    ResponderExcluir
  2. o Ricardo falou besteira mais tudo bem...
    concordo plenamente com voce dessa vez japoneis, em todos os ambitos da questão levantada pelo seu texto.


    viva o tempo que não perdemos!

    ResponderExcluir
  3. Tempoo....uma palavra q insiste em nos perseguir pela vidaaa...
    Mas vc escreveu muito bem japinha!! Parabéns...

    Vivaa o nosso PRESENTE!!

    =D

    ResponderExcluir